segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Questão da Criatividade na Arte Contemporânea nas escolas

Hoje o ensino da arte deva estar em consonância com a contemporaneidade. Rompendo com ensino tradicional que é claro,leva tempo, pois é, um processo resultante da experimentação e culturação. Dessa forma, o ensino da arte estará intimamente ligado ao interesse de quem aprende. Esta maneira de propor o ensino da arte rompe barreiras de exclusão, visto que a prática educativa está embasada não no talento ou no dom, mas na capacidade de experiência de cada um. Dessa forma, estimulam-se os educandos a se arriscarem.A arte parte do princípio que os jovens se reconheçam como participantes e construtores de seus próprios caminhos e A arte fará parte de suas vidas e terá um sentido, deixando de ser aquela coisa incompreensível, mecânica, que só visa trabalhos artesanais distante de sua realidade. A concepção de arte leva a expansão do conceito de cultura. Cada grupo inserido nestes processos configura-se pelos seus valores e sentidos, e são responsáveis na construção e transmissão dos mesmos. A cultura está em permanente transformação, ampliando-se e possibilitando ações que valorizam a produção e a transmissão do conhecimento. Cabe então negar a divisão entre teoria e prática, entre razão e percepção, ou seja, toda fragmentação ou compartimentalização da vivência e do conhecimento. Este processo busca a dinâmica entre o sentir, o pensar(contextualizar) e o agir. Promove a interação entre saber e prática relacionados à história, às sociedades e às culturas, possibilitando uma relação ensino/aprendizagem de forma efetiva, a partir de experiências vividas, múltiplas e diversas.

http://static.toondoo.com/public/f/a/b/fabianojd//toons/cool-cartoon-1090346.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário