quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Questão da Criatividade na Arte Contemporânea

O QUE ERA "BAHAUS"

Fundada por Walter GROPIUS em 1919, na Alemanha. A Bauhaus não pode nem deve ser entendida como “idéia de um só homem”, pois o pensamento bauhauseano foi um dos que mais influenciou o ensino do novo design no século XX.. Tal pensamento firmava-se em uma estrutura curricular e doutrina pedagógica contrária as tendências educacionais da época. Ao contrario, espelhava o desejo e a necessidade de promover discussão e revisão do ensino das artes no início daquele século. Inclusive o ensino da cor foi concebido paralelamente ao ensino da forma. A criação desse novo conteúdo didático surge como tentativa de isolar os elementos básicos da composição, procurando oferecer aos alunos as ferramentas para uma linguagem universal. Uma linguagem que servisse aos novos objetivos da vida moderna. De tal maneira a filosofia da Bauhaus transformou-se em fruto do pensamento dos professores, recrutados, sem discriminação de nacionalidade, entre membros dos movimentos abstratos e cubistas.A Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação para ressaltar a personalidade do homem. Intencionava formar homens ligados aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. Entre professores e alunos havia liberdade de criação, mas dentro de convicções filosóficas comuns. O ensino era professores e alunos. O estilo Bauhaus era fruto do pensamento dos professores, recrutados, sem discriminação de nacionalidade, entre membros dos movimentos abstrato e cubista.O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura (como fica implícito até pelo seu nome), e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Mas também havia espaço para outras expressões artísticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher. O diretor de publicações e design era Herbert Bayer. à Bauhaus foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Entretanto, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitectura do ocidente europeu, e também dos Estados Unidos da América e Israel nas décadas seguintes - para onde se encaminharam muitos artistas exilados pelo regime nazista. A Cidade Branca de Tel Aviv, em Israel, que contém um dos maiores espólios de arquitectura Bauhaus em todo o Mundo, foi classificada como Património Mundial em 2003.

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