quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PRINCÍPIOS/ O DIREITO A UMA CIDADE EDUCADORA

serão realmente alcançados e realizados quando Barbosa,Freire e Vigotsky forem realmente ouvidos e seguidos quanto a sua falas.Para Vigotsky o papel mediador do educador na educação, funciona como um processo contínuo de desenvolvimento cognitivo aportado no diálogo constante não linear do sujeito que ensina e do que aprende sem que esses dois sujeitos estejam sujeitados a “cadeiras” fixas,numa concepção de arte uma linguagem atuando e desenvolvendo as mentais, emoções humanas, que para ele constituem o cerne da identidade e vida psíquica do sujeito.Enquanto Freire acredita que o papel do professor na arte é o de despertar em seus alunos características que nem sempre estão sendo devidamente aproveitadas,pois, sua pedagogia baseia-se em utilizar métodos ou abordagens diferentes na produção de um conhecimento, mas o objetivo final é a autonomia individual, onde o professor e aluno se descobrem sujeitos do processo histórico, donos de sua própria aprendizagem com a compreensão das suas próprias realidades onde estão inseridos (FREIRE 2001).Tais pensamentos,envolvem processos de Investigação temática, tematização e Problematização,os quais nos ensinam Barbosa.. Aprender, deve ser um ato tão natural quanto comer e andar. Mas a criança, o jovem e o adulto só aprendem quando tem um projeto de vida, onde o conhecimento é significativo para eles. É o sujeito que aprende através de sua própria ação transformadora sobre o mundo. É ele que constrói suas próprias categorias de pensamento, organiza o seu mundo e transforma o mundo (GADOTTI, 2001).




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