domingo, 21 de novembro de 2010

Projeto Pedagógico:Op-Art na Spider Net


Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões óticas. A expressão “op-art” vem do inglês (Optical Art) e significa “arte óptica”. Apregoava, que a arte fosse "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas de suas peças mais conhecidas eram no início confeccionadas usando penas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes, parecem inchar ou deformar-se.
Apesar de ter ganho força na metade da década de 50, a Op Art passou por um desenvolvimento relativamente lento. Ela não tem o ímpeto atual, nem o apelo emocional da Pop Arte; em comparação, parece excessivamente cerebral e sistemática mais próxima das ciências do que das humanidades. Por outro lado, suas possibilidades parecem ser tão ilimitadas quanto às da ciência e da tecnologia.Por vezes leva-nos a pensar sobre nossas próprias vidas"que são feitas de momentos de pura ilusão".
Alguns artistas da Op Art dignos de nota,e que foram por nós estudados neste projeto são, Victor Vassarely, Bridget Riley, Alexander Calde, Youri Messe-Jaschin, Richard Anusziewicz, Ad Reinhardt, Kenneth Noland e Larry Poons. Vocês assistiram agora ao resultado do estudo sobre a Op-Art feita na Lan House Spider Net em um vídeo produzido no softwer Movie Maker,com a música

Nenhum comentário:

Postar um comentário