domingo, 21 de novembro de 2010

A concepção de inclusão

A” INCLUSÃO”  hoje propõe uma forma de ver o outro como igual,isto é,apesar de suas diferenças nos leva a crer que todos somo diferentes de formas diversas,com nossas particularidades. Segundo Nietzsche, o homem nasce preso à cultura, tradição, costumes, e regras morais que condicionam o indivíduo a fazer sempre ações que satisfaçam o interesse da coletividade – o que implica que se considere a coletividade mais importante que o indivíduo. Ser moral, de bons costumes, ético significa ser obediente a uma lei ou tradição instituída há muito tempo. Quando a moral promove um indivíduo de caráter forte, que não lhe deixa andar fora do caminho prescrito pelos seus valores, que obedece a todo “tu deves” que a moral ensina que obedece à tradição e sabe que a sabedoria vem dela, que despreza o novo por não saber aonde ele pode nos levar, ela cria um espírito subordinado. O espírito subordinado não toma suas atitudes por razões, mas por hábito. Henri Wallon O educador integral O médico, psicólogo e Filósofo Francês Henri Wallon revolucionou a educação no século passado ao desenvolver uma teoria que propunha a formação integral da criança, ou seja, intelectual, afetiva e social o que pressupõe que é necessário muito mais que um cérebro para o desenvolvimento intelectual, neste período as teorias da educação acreditavam ser necessária a memória e a erudição como ferramentas máximas na construção do conhecimento; Wallon foi o primeiro a levar as emoções da criança para dentro da escola, sua teoria fundamenta-se em quatro elementos básicos que se interligam: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa, em sua teoria a reprovação era como a negação do ensino. A emoção para ele tem papel fundamental no desenvolvimento humano, pois nelas o aluno exterioriza os desejos e as vontades, universo importante que nas teorias tradicionais de ensino não é levado em consideração; juntos emoção e a afetividade ( o que chamamos hoje de socialização) é onde se revelam traços importantes da personalidade, pois nela esta explicito o que o outro e o meio produzem na criança, e tendem a propagar seus efeitos no meio social; o movimento, é através dele que a criança expressa suas emoções, pela organização do espaço da escola tende-se a limitar este movimento.


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