segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O PROCESSO COGNITIVO



Já visto por Vygotsky (1988) argumenta a favor de um funcionamento psicológico histórico-cultural: as chamadas funções psicológicas superiores são construídas no seio das relações entre os homens. Há uma interação contínua entre as condições sociais, que estão em constante mudança, e a base biológica do homem. Com o uso de signos, ocorrem transformações qualitativas nos processos psíquicos, pois o acesso do sujeito ao mundo é mediado pelas ferramentas (instrumentos) e pelos sistemas simbólicos de que ele dispõe. Esses sistemas são criações humanas e, ao longo do desenvolvimento, funcionam inicialmente no nível interpsíquico, sendo depois internalizados. A fala organiza o desenho; quando a criança diz "Vou fazer uma casinha" e dirige sua ação gráfica neste sentido, está sendo orientada pela palavra. Ao mesmo tempo, o desenho organiza a fala, como ocorre quando, por exemplo, determinado grafismo sugere um rio e a criança assim denomina seu traçado, estimulada pela marca gráfica. Este recorte é apenas didático, porque a atividade de desenho é dialeticamente constituída por estes dois movimentos.
Quem quiser ler mais o endereço do site é:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=ptpt





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