domingo, 3 de outubro de 2010

Exercício reflexivo em forma de questionário

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ACADÊMICA: CARMEN LÚCIA G.RODRIGUES RAMOS



Exercício reflexivo: Reflita sobre os exemplos citados, na Unidade 2. Elaborar um questionário com questões propostas no material e postar na sala. Incluir no questionário reflexões sobre a problematização da p. 69, avaliação comparativa dos quatro exemplos citados.


1) Como arte educadores, hoje somos desafiados a uma fragmentação do mundo social ,a qual chamamos de desconstrução,que ao mesmo tempo exige uma visão de totalidade,um olhar abrangente,uma articulação estreita entre os saberes e as capacidades focalizadoras. Então questionamos como trabalhar a nova visão da arte a fim de contribuir com a melhoria sócio cultural de nossa cidade?


2)Diante do mundo globalizado,nem que vivemos,o qual requer grande esforço de distinguir para unir,a percepção clara de diferenças e desigualdades com o intuito de fortalecer a cidadania,bastaria o reconhecimento de que é necessário um trabalho indisciplinar unindo as diversas disciplinas a arte, objetivando um olhar multiculturalista crítico?


3)Em nossa sociedade ainda há um sistema de valores tradicional repleto de estereótipos criados em épocas passadas que entra violentamente em contraste com a visão da arte contemporânea,.Como nos embasar nas idéias pragmátistas de Dewey,enquanto arte educadores conscientes de que somos mediadores na  formação de opinião,,tanto no ambiente escolar,quanto a comunidade,buscando através da pedagogia de projetos a quebra de tais estereótipos ?


4)Dentro da Visão de Faya Ostrower,,de que processo artístico utilizaríamos como um desafio para promover harmonia e  coesão social em uma situação no qual o espaço urbano abrange diferentes linguagens e signos em cada comunidade que o compõem?


5)Cite formas, nas quais o Museu antropológico de Goiânia pode ser melhor trabalhado pelo arte –educador (embasadas nos teóricos até aqui estudados)  quando pensamos que ele em sua intencionalidade educativa deveria estar em constante transformação abrangendo toda a heterogeneidade cultural que está presente ao seu redor,dando força ao termo “cidade Educadora”.


6)Explique e exemplifique o parágrafo:
   
 A importância do ensino da arte na escola, e sua ação educativa, levarão o educando conhecer os diferentes grupos que compõe nossa sociedade direcionando as ações que o levarão a interagir na construção do relacionamento humano. O professor de artes tem por função exercer a prática fortemente embasada nos estudos teóricos,preocupando-se com todas as metodologias para alcançar resultados satisfatório quanto ao olhar diferenciado que trabalhe o sensível,aliado a multicultural idade e a experiência estética.


7)As condições das periferias urbanas, hoje promovem difusões de crises subjetivas e concretas as quais culminam quase sempre em situações de vandalismos e violências.Dentro deste contexto, como poderemos abrir as portas para o esquizóide,em uma proposta de estranho consciente e a partir da dialética artística alcançar a transformação e melhoria da qualidade de vida dos lugares citados?


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