DESTA VEZ SEM USAR FIGURAS DA INTERNET,REFIZ O MEU PERCURSO COM TRABALHOS MEUS COMO SUGESTÃO DE MINHA FORMADORA E ORIENTADORA(FAV/UFG).
domingo, 17 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
CONTINUANDO O TRAILER DO MEU PERCURSO ATÉ MINHA PORTA
Embasei desta forma porque me encantei com os trabalhos de Milton Mota, (56 anos, que ingressou no meio artístico na década de 1970), que em suas pinturas, o preto e branco, ou contraste sugere um labirinto a partir da Op-Art, forma abstrata de arte caracterizada pela utilização de figuras geométricas que sempre me atraíram muito. Por isso, resolvi trabalhar com a representação mental: visões, fantasias, imaginações, intercalando algumas imagens reais do meu percurso em meio há deformações da realidade que resultaram em uma série de figuras em espaços reduzidos na intenção de formar planos paralelos, irreais, numa atmosfera de curiosidade e beleza permanente, que remeteriam a um labirinto. A luz concentra-se sobre as figuras produzindo um caminho tortuoso e incerto; no qual a porta fica incógnita, no centro da perspectiva, contudo difíceis de ver. A idéia da Op-Art também teve a intenção de funcionar como alucinógenos, na tentativa de propiciar a caminhada do expectador induzindo-o a um comportamento perceptivo, em relação a rua,ao trajeto, feito cotidianamente trabalhando o sensorial,a fruição estética e coletiva. Neste trailer foram usadas imagens poéticas retiradas da internet e imagens fotografadas pela câmera Samsung ST500,o software utilizado para a montagem e edição foi o programa Movie Maker .
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
ALGUNS DE MEUS TRABALHOS
![]() |
Andando em círculos |
![]() | |
Mundo em cores |
Pintura
Elipê
Composição: Mateus Lopes / Dudu LopesIMPRESSIONANDO |
Sorrindo peguei o pincel
Deixei a dor pintar
Com a tela branca tinturei seus olhos
O sonho chora
O sonho chora
Não há razão no meio da desilusão
Quem mais terá coragem de nascer no meu peito?
Quem mais terá coragem de nascer no meu peito?
Enquanto eu puder pintar
Te moldo do meu jeito
Sem deixar, sem pesar
Os traços de um amor perfeito
Te moldo do meu jeito
Sem deixar, sem pesar
Os traços de um amor perfeito
Sem saber para onde ir
Fui tingindo a verdade
Sufocado pela lembrança
Descolori a saudade
Fui tingindo a verdade
Sufocado pela lembrança
Descolori a saudade
Calado entre pincéis
Chorei na aquarela só
Escorreu na minha tela
O ódio, o amor e o suor
Enquanto eu puder pintar
Te moldo do meu jeito
Sem deixar, sem pesar
Os traços de um amor perfeito
Chorei na aquarela só
Escorreu na minha tela
O ódio, o amor e o suor
Enquanto eu puder pintar
Te moldo do meu jeito
Sem deixar, sem pesar
Os traços de um amor perfeito
Sem saber para onde ir
Fui tingindo a verdade
Sufocado pela lembrança
Descolori a saudade
Calado entre pincéis
Chorei na aquarela só
Escorreu na minha tela
O ódio, o amor e o suor
Chorei na aquarela só
Escorreu na minha tela
O ódio, o amor e o suor
No leito branco
Onde posso te desenhar do meu jeito
Cabendo em mim
Onde posso te desenhar do meu jeito
Cabendo em mim
Mas há paixão em quadros mortos
No choro ou na canção
Um pouco do sol de cada céuEnquanto eu puder pintar
Te moldo do meu jeito
Sem deixar, sem pesar
Os traços de um amor perfeito
No choro ou na canção
Um pouco do sol de cada céuEnquanto eu puder pintar
Te moldo do meu jeito
Sem deixar, sem pesar
Os traços de um amor perfeito
Margaridas |
![]() |
Andando em cículos 2 |
Enquanto eu puder pintar
Te moldo do meu jeito
Sem deixar, sem pesar
Os traços de um amor perfeito
Enfim a pintura tomou traços finais
Te vi então virgem
Chorei o último desejo de te ter
E cabisbaixo apaguei as luzes do meu atelier
O PROCESSO COGNITIVO
Já visto por Vygotsky (1988) argumenta a favor de um funcionamento psicológico histórico-cultural: as chamadas funções psicológicas superiores são construídas no seio das relações entre os homens. Há uma interação contínua entre as condições sociais, que estão em constante mudança, e a base biológica do homem. Com o uso de signos, ocorrem transformações qualitativas nos processos psíquicos, pois o acesso do sujeito ao mundo é mediado pelas ferramentas (instrumentos) e pelos sistemas simbólicos de que ele dispõe. Esses sistemas são criações humanas e, ao longo do desenvolvimento, funcionam inicialmente no nível interpsíquico, sendo depois internalizados. A fala organiza o desenho; quando a criança diz "Vou fazer uma casinha" e dirige sua ação gráfica neste sentido, está sendo orientada pela palavra. Ao mesmo tempo, o desenho organiza a fala, como ocorre quando, por exemplo, determinado grafismo sugere um rio e a criança assim denomina seu traçado, estimulada pela marca gráfica. Este recorte é apenas didático, porque a atividade de desenho é dialeticamente constituída por estes dois movimentos.
Quem quiser ler mais o endereço do site é:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=ptpt
O PROCESSO COGNITIVO
Gombrich (1986), considera a participação do ambiente em que vive o indivíduo FATOR DETERMINANTE, declara que a arte não é somente "a expressão de uma visão pessoal" (p.3), porque certas obras só podem ser geradas dentro de determinados contextos sociais, devido à influência do meio em que vive o artista. Tal afirmação refere-se a pintores, mas também deve guiar uma reflexão sobre a produção gráfica da criança.
Para Gombrich a apreensão dos conhecimentos, acontece através da construção de relações na experiência pessoal e coletiva, enriquecendo-a e transformando-a. é processo cognitivo de construção do conhecimento, que envolve a sistematização do concreto. Desta forma a percepção pode ocorrer independente da atribuição de símbolos e significados, já que ao observar um objeto atribuímos a ele valores conforme a nossa visão e vivência. A maneira como compreendemos o mundo está em nós internalizado como conhecimento prévio desenvolvido durante a vida. As informações que recebemos é processo dinâmico e complexo, já que o homem é um organismo ativo, empreendedor, ambicioso, que seleciona e modifica seu próprio meio através da sensação e da percepção ou de cognições, no sistema nervoso central. A pessoa nunca mais é a mesma após as experiências vividas no decorrer da vida e, sobretudo, em relação às sensações e suas vivências. Da mesma forma que o ambiente físico pode ter uma significativa influência em seu comportamento, uma vez que o ser humano é resultado ou produto do seu meio.
domingo, 10 de outubro de 2010
PRIMAVERA ,ENTRE AS 4 ESTAÇÕES ,ÉS A MAIS INSPIRADORA !!


ALGUNS TRABALHOS DE ALUNOS ,LEMBRANDO VAN GOGH E ALERTANDO PARA A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
SE...
Se, nas flores, encontro perfume,
SE...
Se, nas flores, encontro perfume,
Se, no sol, eu encontro calor,
Por que, então, todo esse negrume
E, no peito, o espinho da dor? ...
Se, no dinheiro, eu tenho fortuna,
Se encontro nas artes a fama,
Por que, então, o vazio na alma,
Atoleiro da desesperança? ...
Se, no final, de minha aventura,
Eu puder alcançar teu amor,
Com certeza, feliz eu serei!
Do contrário, que haja mais dor
E que a morte arremate a tortura
Francisco Dantas
PRIMAVERA ,ENTRE AS 4 ESTAÇÕES ,ÉS A MAIS INSPIRADORA !!
O indivíduo que pensa contra a sociedade que dorme, eis a eterna história, e a primavera terá sempre o mesmo inverno a vencer. Émile-Auguste
Assinar:
Postagens (Atom)